Módulo 1
Políticas Inclusivas e Medidas Educativas para Alunos com NEE
https://www.youtube.com/watch?v=rikQtHr4xrs
Tópico 1 - registo da atividade individual ou de grupo
A atividade individual ou de grupo do tema 1 consiste na efetivação de uma destas três propostas:
- Selecione um documento de referência, constante dos recursos deste módulo (publicações do MEC ou da Agência Europeia), sintetize os principais aspetos e elabore com eles um esquema.
- Elabore uma linha cronológica sobre os modelos e evolução das perspetivas sobre deficiência.
- Produza uma apresentação sobre aspetos das políticas de inclusão e medidas educativas.
Escolhi a opção 2, elaborei uma linha cronológica sobre:
- Percurso da Escola Inclusiva: Evolução de atitudes e Práticas face à diferença;
- Enquadramento histórico;
- Atualidade
Organização:
Dec lei nº 3 /2008 de 7 de janeiro;
Respostas Educativas.
A minha atividade pode ser visualizada em:
4http://www.mindomo.com/mindmap/new-map-ce8edd46e296469698eb5ff6330a6a94
Comentário
A inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Regular tem sido um tema bastante discutido. Apesar disso, a partir das discussões e reflexões já efetuadas pelos colegas, quer pela minha experiência pessoal, considero que há ainda muito a fazer para que a inclusão nas escolas seja efetivamente uma realidade.
Na minha opinião é necessário que se ofereçam infra-estruturas adequadas, mais qualificação da comunidade escolar em geral, ter uma equipa de professores, psicólogos, terapeutas entre outros especialistas em número suficiente para garantir o processo de ensino-aprendizagem e inclusão com qualidade. É necessária uma junção de esforços para que a sociedade aprenda a conviver com a diversidade humana, através de um processo amplo de mudanças de comportamentos e atitudes de toda comunidade escolar, para que a INCLUSÃO ocorra.
No meu entender, encontramos inúmeras barreiras que impedem que a política de inclusão seja realizada com sucesso. As dificuldades encontradas nos ambientes escolares, vão desde as más condições das estruturas físicas dos estabelecimentos de ensino ( há muito a fazer na parte arquitetónica), a falta de docentes especializados face ao número de alunos, a superlotação das salas,( o que dificulta uma atenção diferenciada aos alunos) bem como a adaptação de materiais (equipamentos, utensílios, tecnologias).
É necessário maior envolvimento de toda comunidade escolar, a colaboração das famílias e maior apoio das políticas governamentais
https://www.youtube.com/watch?v=8CI38k6Lt4U
https://www.youtube.com/watch?v=NgLUGoaYjtU
Recursos adicionais em agregadores Pinterest (Educação Especial) Livebinders (Deficiência)
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