segunda-feira, 21 de abril de 2014


Tópico 2 - Acessibilidades Web e tecnologias de apoio

Semanas 4 e 5 – 21 abril a 4 maio 2014


Atividades Módulo 2


1. Atividades comuns para todos os participantes:
a) Ler e explorar os recursos recomendados.
b) Comentário individual no fórum – discussão de tema.
2. Escolha uma das alternativas de atividades (individual ou em grupo):
a) Produza uma visualização das orientações WCAG 2.0 (Glogster, Lino, etc… veja no guião do curso em ferramentas e demos). Disponibilize o URL no fórum de submissão e discussão dos trabalhos. Registe  no  e-portefólio individual.

b) Selecione um software livre (site Freeware NEE), explore um demo/tutorial e explique como poderia ser utilizado em benefício de qualquer um dos seus alunos com NEE ou pessoa que conheça com alguma incapacidade (utilizar qualquer ferramenta de captura de imagem/vídeo: Jing, Snagit, Camstudio, Knovio, etc… veja no guião do curso em ferramentas e demos). Disponibilize o URL no fórum de submissão e discussão dos trabalhos. Registe  no  e-portefólio individual.

c) Utilize um simulador de validação de acessibilidades Web (por ex: AccessMonitor, TAW) e analise alguns websites verificando se cumprem as regras de acessibilidade WCAG. Identifique eventuais problemas.  Disponibilize o URL no fórum de submissão e discussão dos trabalhos. Registe  no  e-portefólio individual.

COMENTÁRIO:


A minha experiência ao longo da minha carreira profissional, tem sido com alunos com perturbações do Espetro do Autismo; multideficiência; problemas cognitivos; Perturbações da comunicação linguagem e fala .
A tecnologia que mais tenho utilizado é o computador como recurso pedagógico  para optimizar as aprendizagens. Tenho utilizado o computador, com jogos educativos, softwares específicos, processamento de texto e imagem.
A Internet e em geral as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) permitiram  reduzir de forma decisiva muitos obstáculos de acessibilidade.
A aplicação destes recursos tecnológicos faz-nos obrigatoriamente reformular a prática docente e exige que estejamos cada vez  mais organizados para utilizar as novas ferramentas Web 2.0 na sala de aula. Como tal, teremos que investir cada vez mais nesta área, para que se compreenda melhor e se tire todas as vantagens possíveis junto dos nossos alunos. Acontece que tenho tentado atualizar-me, frequentando várias formações dentro desta temática.
Realizei uma atividade de formação promovida pelo CRTIC Santarém – “Utilização dos programas Boardmaker e Speaking Dinamically Pro na Comunicação Aumentativa e / ou Alternativa”;
Com esta formação tive oportunidade de conhecer grande diversidade de Símbolos Pictográficos para a Comunicação (SPC) que são utilizados para criar quadros de comunicação impressos, grelhas para equipamentos de comunicação, fichas de trabalho, etc.

O Speaking Dynamically Pro permite atribuir uma variedade de acções a botões de qualquer quadro criado para que se possa utilizar o computador como um poderoso equipamento para a Comunicação.
Frequentei o Seminário “Tecnologia, Inclusão e Acessibilidade” promovido pelo CRTIC Santarém, em pareceria com a empresa Imagina, onde tive também contacto com tecnologias que me eram completamente desconhecidas.

Foram abordadas a promoção da utilização dos símbolos como linguagem aumentativa e alternativa e como apoio à literacia, a utilização de software inclusivo para facilitar a comunicação e aprendizagem de crianças com NEEcp  e a criação, edição e utilização de recursos para a comunicação e integração de alunos  como forma de estímulo ao desenvolvimento de competências.

Deixo o link para quem quiser “espreitar.”

A APAE de Cascavel continua explorando o Vox4all com excelentes resultados


“Deixo o testemunho dos profissionais da APAE de Cascavel que, além de nos darem a sua opinião sobre todas as experimentações que estão acontecendo na instituição, também têm disponibilizado diversos vídeos sobre o que têm feito. Os resultados são maravilhosos!”




Por fim, realizei também a Ação de Formação  integrada no projeto europeu SENnet (2012 - 2014),  o módulo Recursos Educativos Abertos Acessíveis, sendo extremamente oportuno e importante pelo facto de me  facilitar  em atividades curriculares e na prática pedagógica diária.

Sobre a Atividade do módulo 2 escolhi a :
a) Produza uma visualização das orientações WCAG 2.0 (Glogster, Lino, etc… veja no guião do curso em ferramentas e demos). Disponibilize o URL no fórum de submissão e discussão dos trabalhos. Registe  no  e-portefólio individual.

Pode ser visto em:
https://magic.piktochart.com/output/1889922-topico-2-acessibilidades-web-e-t


LINKS DE INTERESSE






https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=14&cad=rja&uact=8&ved=0CFYQFjAN&url=http%3A%2F%2Fwww.slideshare.net%2Fsilvanatsal%2Feducacao-inclusiva-e-tecnologias-assistivas&ei=AWhZU8KFCM3I0AXrtYDoCg&usg=AFQjCNGi96Z8KHygacPwMmOol91xGc9BaA&sig2=rP0Tb03koWJQgtXwQShicw&bvm=bv.65397613,d.d2k

As Novas Tecnologias ao serviço dos Alunos com NEE







http://www.slideshare.net/idabrandao/crtic-superar-barreiras

http://area.dgidc.min-edu.pt/crtic_form/pesquisa.asp

Dossiers Temáticos | As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação.

http://www.netprof.pt/servlet/getDocumento?id_versao=11497

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=-KFQ_CRh8g4



WCAG 2.0. A nova versão de padrões web de acessibilidade

Um resumo das diretrizes  WCAG 2.








 Pode consultar aqui o índice das Técnicas para as WCAG 2.0  na página: 
http://www.acessibilidade.gov.pt/w3/TR/WCAG20-TECHS/Overview.html#contents

 Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web e asTécnicas para as WCAG 2.

http://www.maujor.com/w3c/wcagoverview.html

Acessibilidade na web


https://www.youtube.com/watch?v=4XDEuLJZS2g

















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