segunda-feira, 2 de junho de 2014

Avaliação e Certificação

AVALIAÇÃO do MOOC  E CERTIFICAÇÃO

Semana 10 – de 2 a 8 junho

Avaliação

Esta é a última semana do MOOC INCTEC 2014, que incidirá na avaliação global do curso.

Para esse fim, solicitamos o preenchimento do questionário de avaliação por todos os participantes até ao próximo dia 8 de junho.



Certificação

Os participantes que desejarem um certificado digitalizado de participação no MOOC INCTEC2014 deverão requerê-lo neste formulário, desde que cumpridos os seguintes requisitos:

Criação de e-portefólio, com as reflexões e trabalhos realizados ao longo do curso, base da evidência da sua participação ativa.
Elaboração de uma das atividades alternativas propostas em cada módulo, registada no e-portefólio.
Publicação de, pelo menos, um comentário sobre cada módulo temático, constante do e-portefólio.
Preenchimento dos questionários de diagnóstico e de avaliação do curso.
Comentário dos resultados do questionário VARK, registado no e-portefólio.
Reflexão final, autoavaliação do curso, constante do e-portefólio.


REFLEXÃO/AUTOAVALIAÇÃO


 Mais uma vez com este curso, tive oportunidade de continuar a consultar vária informação sobre as TIC , contactei com novos programas e aplicações que desconhecia o que contribuiu  para a minha valorização pessoal e profissional.  
Na minha opinião a formação foi conduzida e organizada de forma exemplar, sendo os conteúdos abordados bastante interessantes. Os recursos estavam acessíveis e bem explícitos, a informação foi transmitida com grande rigor ao longo dos módulos.
Embora sendo o segundo curso online, deparei-me com muitas dificuldades na execução de algumas atividades, mas com a disponibilidade e ajuda dos formadores e a minha persistência fico satisfeita por ter levado o curso até ao fim.
No que concerne ao primeiro módulo, elaborei uma linha cronológica sobre: 
O Percurso da Escola Inclusiva: Evolução de atitudes e  Práticas face à  diferença recorrendo à ferramenta mindomo a qual já conhecia, mas tinha dificuldade em trabalhar.
 Sobre o Módulo II  abordei as Acessibilidades Web e tecnologias de apoio WCAG 2.0 com recurso ao piktochart  que desconhecia e penso vir a melhorar.
 Relativamente ao Módulo III - Desenho Universal da Aprendizagem respondi ao questionário VARK e fiz uma apreciação sobre o recurso.
Finalmente, quero salientar que todos os módulos foram importantes e possibilitaram o meu enriquecimento ao nível das tecnologias.
Para Módulo IV resolvi optar por dar continuidade à atividade realizada na formação anterior (SENnet (2012 - 2014),  onde utilizei o Lesson Builder e a aula planeada  foi sobre o Método  das 28 Palavras, com exploração e utilização do UDL Exchange. Com esta planificação pretendemos que os alunos adquirissem competências de leitura/ escrita, sendo que nesta actividade, acrescentei fichas com maior complexidade de acordo com a evolução dos alunos. Dei portanto, continuidade à atividade no voicethread adaptando fichas aos atuais conhecimentos dos alunos. Sendo o Voicethread uma ferramenta de discussão irei dar-lhe continuidade nesse sentido.
O uso das tecnologias da informação e comunicação  e a utilização das ferramentas com que contactei proporcionam várias vantagens tanto para alunos como para os docentes. Na minha opinião para os alunos, a aprendizagem com as T.I.C. torna-se: Mais flexível, diferenciada  e estimula a aprendizagem sendo uma mais valia para os alunos com NEE, funcionam como um importantíssimo recurso educativo, com múltiplas capacidades e potencialidades a diversos níveis e que  vão sendo progressivamente mais utilizados e perspetivados como recursos educativos dotados de inúmeras potencialidades didácticas e pedagógicas.
 As novas tecnologias favorecem a auto-aprendizagem, onde se desenvolve a autonomia, o trabalho em equipa e a colaboração entre alunos e professores;
Estimulam competências e capacidades, atenção e comportamento assertivo;
 Melhoram a comunicação e as capacidades de processamento;
 Minimizam a divisão social ao favorecer a inclusão digital. Julgo pois, que nos nossos dias, a escola deve adotar novas metodologias tecnológicas, a fim de incluir novos softwares e hardwares adequados ao processo educativo de cada aluno, de acordo com as suas características e dificuldades.
Para finalizar, penso que o curso foi bem sucedido, saliento a metodologia e organização utilizada, a disponibilidade demonstrada pelos formadores, bem como a gestão das temáticas abordadas.  Considero que a ação teve grande utilidade para a minha atividade docente, contribuindo para a aquisição de novos conhecimentos que me permitirão melhorar o meu desempenho profissional, penso assim, ter alcançado os objetivos, apesar de algumas dificuldades sentidas como já foi referido.

 Um bem haja aos formadores, sempre disponíveis para ajudar e esclarecer dúvidas, e a todos os colegas que resistiram até ao final.

Natalina Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário