segunda-feira, 19 de maio de 2014




MÓDULO 4 - Recursos Educativos Abertos Acessíveis


Atividades comuns

  1. Ler e explorar os recursos.
  2. Publicar, pelo menos, um comentário individual sobre a temática deste módulo no espaço de comentários desta página.
Questão para estimular a discussão: Que utilização tem feito de recursos educativos abertos, software livre, cursos online abertos? Refira em que circunstâncias os utilizou e para que fim. Como encara o seu potencial?

Atividade individual ou de grupo (obrigatória para efeitos de certificação)

Escolha uma das seguintes alternativas de atividades que poderá realizar individualmente ou em grupo:
  1. Crie um recurso educativo aberto (ou mais, em múltiplo formato) que se insira na unidade de aprendizagem planeada no módulo anterior, atendendo às acessibilidades do recurso e atribuindo uma licença que possibilite a reutilização por outros. Poderá utilizar qualquer ferramenta livre   (book builder, storybird, powtoon, windows media maker … veja os demos e explore outras ferramentas no guião do curso). A legendagem de vídeos poderá ser feita com aplicações livres como o Amara, com uma funcionalidade automática de carregamento no Youtube. Disponibilize o URL na área de registo da atividade 4. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.
  2. Selecione um tema que seja do seu agrado (a sua profissão, atividades de lazer, ...) e faça uma apresentação sobre o mesmo utilizando uma ferramenta livre (vide cool tools for schools), tendo em atenção as acessibilidades do recurso e a atribuição de licença aberta. Disponibilize o URL na área de registo da atividade 4. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.
Selecione um dos trabalhos dos seus pares e comente-o no espaço de comentários desta página. Registe  no  e-portefólio individual

Cartilha w3c acessibilidade web | Desenvolvimento web


http://www.slideshare.net/danielbatistagalvao/cartilha-w3c-acessibilidade-web-desenvolvimento-web

Apresentação do trabalho em Mindomo, efetuado no curso anterior (SENnet)

 Mapa de Conceitos – Recursos Educativos Acessíveis (REA) 
Encontra-se aqui:
http://www.mindmeister.com/354690199/recursos-educativos-abertos

Apresentação do trabalho de Grupo Emília Baliza, Natalina Martins, Susana Susarte.Grupo SGL no «Módulo de Recursos Educativos Abertos Online»  «Inclusão e Acesso às Tecnologias», no âmbito do projeto europeu SENnet.

Nesta atividade  propusemo-nos criar/agregar desafios que ajudem os alunos a consolidar a aprendizagem daleitura/escrita.
Utilizou-se o powerpoint por ser de fácil utilização e replicável pelos alunos.
Os desafios apresentados têm a particularidade de continuarem a ser construídos pelos alunos.
O puzzle e a tarefa no voicethread foram iniciadas para que os alunos as continuem a construir.

Trabalho em Powerpoint:  28 Palavras -Desafios


 1º Trabalho em Powerpoint:  28 Palavras -Desafios

https://drive.google.com/file/d/0BxUKArY9TnN0SFlwa1pIQk9ubUE/edit?usp=sharing

Para o módulo  4 resolvi optar por dar continuidade à atividade realizada na formação anterior "28 palavras - Desafios" tendo acrescentado fichas com maior complexidade de acordo com a evolução dos alunos. A atividade no voicethread foi assim continuada, adaptando fichas aos atuais conhecimentos dos alunos tarefa que pode ser sempre reconstruída por eles de acordo com as suas capacidades.
  Aqui fica:

28 Palavras -Desafios    Vou Ler -  Desafio 6   Agora é a minha vez...

Clica aqui para acederes à atividade:






VoiceThread é uma ferramenta interessante, os usuários podem trabalhar em apresentações voicethread a qualquer momento, permite a criação e partilha de várias atividades, podendo incluir texto, imagens, vídeos, etc.

VoiceThread é envolvente: as atividades podem ser construídas em torno de imagens interessantes e conteúdos de vídeo interativo, capturando a atenção dos alunos visualmente. Possibilita a criação de apresentações electrónicas interativas, em que diferentes pessoas podem colaborar na construção de um produto comum. Além disso, o utilizador, no momento da gravação áudio, poderá marcar ou sublinhar figuras ou frases com o objetivo de reforçar a compreensão do que está sendo exposto.
 Pode ser efetuado de múltiplas formas, através das seguintes tecnologias: webcam, microfone, via teclado ou mesmo através do upload de um ficheiro. O utilizador conta ainda com algumas ferramentas auxiliares como o zoom, que permite ampliar os documentos, garantindo, assim, uma melhor visualização.
Outra possibilidade é o compartilhar das apresentações criadas com outros utilizadores, ou seja, ao realizar o upload de um ficheiro, o ambiente gera automaticamente um URL para que todos possam aceder a essa mesma apresentação. O utilizador também pode realizar o download da sua apresentação e dos comentários para uma utilização futura em ambiente offline.


VoiceThread é fácil de usar : uma ferramenta acessível independentemente da sua experiência com as ferramentas digitais ou a faixa etária dos alunos.


2ª tarefa

Publicar, pelo menos, um comentário individual sobre a temática deste módulo no espaço de comentários desta página.

Relativamente à discussão, tomei conhecimento dos recursos educativos abertos acessíveis, no primeiro Curso que frequentei  online  integrado no projeto europeu SENnet (2012 - 2014) com o módulo Recursos Educativos Abertos Acessíveis, foi um curso extremamente  importante pelo facto de me ajudar a conhecer os recursos e poder começar a aplica-los nas atividades curriculares e na prática pedagógica diária.
 Aderi com grande motivação e curiosidade mais uma vez,  pois  sabia que ia ser mais uma grande experiência por  voltar a explorar e a conhecer melhor os  novos recursos educativos abertos. Considero esta experiência uma grande mais valia em termos de resposta para os alunos que acompanho.
Atualmente, assistem-se a profundas transformações tecnológicas e culturais a nível mundial, a escola, no sentido lato, tem necessidade de se renovar e acompanhar as mudanças que ocorrem, adaptando-se às necessidades e anseios de uma sociedade cada vez mais exigente e ambiciosa. Tendo em conta toda esta conjuntura é necessário refletir sobre o papel dos diferentes meios de comunicação na educação, ou seja o papel dos diferentes recursos multimédia disponíveis.
Estas ferramentas são, cada vez mais úteis quer no processo de ensino-aprendizagem quer no desenvolvimento de competências a nível global.


Comentário ao trabalho de outro formando deste MOOC:
Analisei o trabalho da Paula  Sousa sobre Discalculia  com recurso ao Storybird. Está um trabalho atraente e sucinto, torna-se no entanto bastante apelativo com recurso
às ilustrações em vários estilos. Na minha opinião o  Storybird é mais uma ferramenta online interessante, para criar pequenos livros virtuais e histórias colaborativas. 


Um breve olhar sobre UDL (Português)



FERRAMENTA DE APOIO A CONFECÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS COMPUTADORIZADOS
por:
Letícia da Luz Giaretta 
Lisandra Reis Alves 
Tatiana de Oliveira Petry 
Milene Selbach Silveira (orientadora) 

http://www.c5.cl/ieinvestiga/actas/ribie98/218.html


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