segunda-feira, 5 de maio de 2014

Módulo 3

Desenho Universal da Aprendizagem

Semanas 6 e 7 – de 5 maio a 18 maio 2014
 

"O terceiro módulo tem como finalidade abordar quadros de referência para o planeamento da aprendizagem, em particular os princípios e estratégias do desenho universal da aprendizagem."


Atividades comuns

  1. Ler e explorar os recursos.
  2. Publicar, pelo menos, um comentário individual sobre a temática deste módulo no espaço de comentários desta página.
Questão para estimular a discussão: Que reflexões faria sobre a sua experiência como aluno(a)/estudante na forma como foi ensinado e aprendeu? Que abordagem pedagógica  predominou – uma uniformização para todos ou uma preocupação com as dificuldades/capacidades de cada um?


     3. Responder ao questionário VARK. Comentar os resultados obtidos.

Atividade individual ou de grupo (obrigatória para efeitos de certificação)

Escolha uma das seguintes alternativas de atividades que poderá realizar individualmente ou em grupo:
  1. Explore o modelo de planeamento de unidades de aprendizagem de acordo com os princípios de desenho universal na aprendizagem no website CAST/UDLCenter. Baseado num destes exemplos, crie um plano de aula, no Lesson Builder (pode utilizar o instrumento traduzido) ou utilize qualquer outro instrumento de planificação indicado nos recursos. Disponibilize o endereço eletrónico (URL) na área de registo da atividade 3. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.
  2. Utilize a metodologia de webquest e planifique uma atividade pedagógica no contexto da sua prática lectiva (utilize o Zunal ou qualquer outra ferramenta que se adeque). Disponibilize o URL na área de registo da atividade 3. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.
  3. Selecione um dos vídeos no Pinterest sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, pesquise informação na Internet sobre esta teoria e relacione com o perfil de alunos com que lida na sua atividade letiva, ou com o seu próprio perfil de aprendizagem, ou com o perfil de uma pessoa com alguma particularidade interessante que conheça. Disponibilize o URL na área de registo da atividade 3. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.
    1. Exemplos de planificação de unidades de aprendizagem e de atividades

Comentário
Quem não tem memórias da sua escola primária? Uns tem recordações boas, outros nem tanto, da minha experiência enquanto estudante, quero referir que os professores usaram sempre, o modelo de ensino tradicional, as aulas eram transmitidas através de manuais que eram o principal recurso na altura, havendo os quadros de lousa o giz e as carteiras duplas em fila. O sistema escolar era entendido como um meio para exercer o controlo político e ideológico do ponto de vista pedagógico-curricular.
Importa sublinhar as mudanças de conceções e filosofias de educação e do currículo que, de uma lógica simplesmente transmissiva apoiada no texto do manual, evoluíram para uma pedagogia de construção do conhecimento, com relevo para o aprofundamento da natureza dos processos de aprendizagem e da sua relação com os contextos dos alunos.

The VARK Questionnaire Results
Your scores were:
  • Visual: 4
  • Aural: 3
  • Read/Write: 0
  • Kinesthetic: 9
You can find more information about your learning preferences in our downloadable book:
How Do I Learn Best?
a student's guide to improved learning
You have a strong Kinesthetic learning preference.
Use the following helpsheets for study strategies that apply to your learning preference:

Personal Learning Profile Report
The VARK questionnaire provides four scores and the various combinations of those scores are huge in number. You can order a report based on your specialized profile. Every attempt is made to personalize the report so that it addresses the meanings from your learning preferences in a unique way.
You will receive a report personalised to your VARK scores, as a PDF file, immediately after purchasing.


Respondi ao questionário VARK os resultados do questionário
foram:
"• Visual: 4
• Aural: 3
• Leitura / Gravação: 0
• cinestésica: 9"

"Você tem uma forte preferência aprendizagem cinestésica".

Os estilos de aprendizagem são o modo como cada um de nós aprende melhor.  O meu estilo de aprendizagem é considerado cinestésico. Os seres humanos utilizam três formas de perceção de informações: visual, auditiva e cinestésica, sendo esta última relacionada aos movimentos, ou seja, têm a necessidade de envolver o corpo todo na aprendizagem.  Lembram- se melhor do conteúdo das aulas se o expressarem em ações. Deste modo, os alunos considerados cinestésicos aprendem melhor quando o professor lhes oferece oportunidades para:
• Jogarem jogos que envolvam o corpo todo;
• Fazerem atividades de movimento;
• Construírem modelos.




Estilos de aprendizagem visual-auditivo-cinestésico

A maneira mais simples de identificar estilos de aprendizagem diferentes baseia-se nos sentidos. Normalmente denominado por modelo VAK (de Visual-Auditory-Kinesthetic), essa estrutura descreve os alunos como visuais, auditivos ou cinestésicos. Os alunos visuais processam melhor as informações visuais; os alunos auditivos têm um melhor entendimento pela audição; e os alunos cinestésicos/táteis aprendem pelo toque e pelo movimento. 

Como Aprende Melhor: Vendo, Ouvindo,Fazendo ou tudo ao mesmo tempo?

https://www.youtube.com/watch?v=gTKW7M5D7O4






http://www.slideshare.net/hanasebastiao/jogos-e-brincadeiras-a-deficientes

http://www.slideshare.net/CatiaDuarte_1/a-ludoterapia-eaimportanciadobrincar

http://inctec2014.blogspot.pt/p/topico-3.html


http://www.slideshare.net/SimoneHelenDrumond/o-ldico-jogos-brinquedos-e-brincadeiras-na-construo-do-processo-de-aprendizagem-na-educao-infantil-simone-helen-drumond

http://www.pinterest.com/idabrandao/educa%C3%A7%C3%A3o-especial-defici%C3%AAncia/

e- portefólios MOOC em Blendspace 

http://inctec2014.blogspot.pt/p/topico-3.html

Sem comentários:

Enviar um comentário